terça-feira, 7 de maio de 2013

USO DE JOGOS EDUCATIVOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO




 
 

“Baseado no tema Alimentação Saudável, as turmas do primeiro ano do ciclo I realizaram pesquisas na internet e utilizaram jogos que, além de desenvolverem a alfabetização, propiciaram a conscientização e o hábito de nos alimentarmos bem. Já no segundo ano do ciclo II, tendo como tema Contos de Fadas, as turmas assistiram histórias selecionadas em sites de vídeos. Na sequencia, foram realizados apontamentos em relação à mensagens, os vilões das histórias, os personagens, o personagem principal e comparações com as diversas versões que a mesma história apresenta. Como produto final, as turmas preparam atividades com os softwares Power Point e JClic com produções de textos lacunados, jogos, interpretações de textos, permitindo a ampliação do repertório de ideias, coerências e coesão e o estudo gramatical.” (Ana Paula Cardozo e Angela Camargo, professoras de apoio aos programas educacionais, EMEB Bosko Preradovic)

 
 


“Os alunos realizam tarefas de leitura através do Sebran, jogo da forca, jogo do tangran, montaram o quebra-cabeças virtualmente, releitura utilizando os recursos do paint, caça-palavras, softwares ABC da Turma da Mônica, jogos matemáticos, envolvendo a adição e a subtração”. (Maria de Fátima Vitoriano Ceccon, professora de apoio aos programas educacionais, EMEB Benedito José de Morais)

 



“No laboratório de informática, no 1º trimestre, os alunos fizeram um jogo da memória com os nomes x fotos dos colegas. A atividade foi previamente elaborada pela professora de apoio aos programas educacionais usando o aplicativo “formulário” do editor de texto. Após a digitação em duplas, o trabalho foi impresso e, em sala de aula, colado com o fundo mais resistente e recortado para os alunos aprenderem, de forma lúdica, os nomes dos colegas. Durante o trimestre os alunos utilizaram também vídeos como o “ABC da Galinha Pintadinha”, os jogos do “Sebran” e o site “Escola Games” com jogos de alfabetização e jogos matemáticos... ” (Maressa Muniz Ferreira, professora de apoio aos programas educacionais, EMEB Antonio dos Santos Farias)

 
***SE134.blogs***











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...